Empreendedorismo: Dicas para quem quer iniciar no ramo

As motivações para iniciar no empreendedorismo são as mais variadas. Pode ser para para continuar uma tradição familiar (26,6%); para construir uma grande riqueza ou uma renda muito alta (36,9%); para fazer diferença no mundo (51,4%); ou também para ganhar a vida, porque os empregos são escassos (88%);

Os dados são da pesquisa mais recente do GEM Brasil 2019, e confirmam o empreendedorismo como uma característica muito específica no Brasil, onde a taxa de empreendedorismo em 2019 chegou a 38,7%. Ou seja: são responsáveis por alguma atividade empreendedora cerca de 53,5 milhões de brasileiros, com idade entre 18 e 64 anos.

Apesar dos números expressivos, é bom ter em mente que não importa qual seja a motivação, o fato é que empreender não se sustenta apenas pela vontade. Há pontos a considerar para ter sucesso no empreendedorismo, sobretudo para quem deseja iniciar no ramo. Dicas que podem fazer o seu sonho tornar-se realidade e, mais do que isso, ter crescimento e sustentabilidade.

Como escolher a área na qual empreender

Esse é o primeiro passo para quem deseja iniciar um novo negócio. Você pode partir do seu gosto pessoal e áreas que tem afinidade e atração, mas é preciso ter em mente que se você pretende investir numa nova experiência profissional, será preciso conhecimento sobre o mercado que deseja empreender.

Definir onde empreender, não tem a ver, necessariamente, com formação acadêmica na área. Mas conhecer o meio e suas particularidades é essencial. Entender como ele funciona, as questões técnicas envolvidas, quem são e como atuam as empresas que já estão no setor, vai trazer a visão sobre o que o seu negócio poderá agregar de novo ao segmento.

Invista em conhecimento

Consuma o máximo de conteúdo possível a respeito do mercado em que você deseja empreender. Isso significa participar de fóruns e eventos em geral sobre empreendedorismo, ler livros, assistir palestras e conversar com pessoas que já atuam na área.

Na verdade, o empreendedorismo exigirá de você a busca constante de conhecimento, a fim de permanecer atualizado com as tendências e os rumos do seu mercado, além de possibilitar a tomada de decisões estratégicas para o crescimento da empresa.

Seja analítico sobre as possibilidades

Empreendedorismo não é sinônimo de amadorismo. Quanto mais embasado em dados for o seu conhecimento sobre o mercado que deseja atuar ou expandir suas atividades, mais chances de sucesso para o seu empreendimento.

Para isso, invista em pesquisas de mercado e análise da concorrência como forma de posicionar sua estratégia de negócio. Também é importante a ajuda de consultoria profissional para avaliar possibilidades e modelos adequados ao seu produto ou serviço.

Defina e aplique-se em conhecer seu público-alvo

Esse é um ponto que pode ser crucial entre o avanço ou estagnação do seu projeto. É preciso delimitar o público para o qual o seu negócio fará diferença. A quem o seu produto ou serviço se destina.

Esse conhecimento passa por conhecer hábitos pessoais, faixa etária, hobbies, hábitos de consumo, principais ‘dores’ que ele tem ao se relacionar com o mercado que você pretende atuar.

É mais do que definir um público, é entender essas características a ponto de conseguir formar uma personalidade comum às pessoas que acessarão o seu negócio. É o que o marketing define como persona.

Tenha um diferencial

Por fim, estabeleça um cronograma que inclua ainda o estudo da concorrência como forma de definir o seu diferencial. O que vai fazer você se distinguir do que o consumidor já encontra no mercado em que você deseja atuar.

E lembre-se: preço não é diferencial. Diferencial tem a ver com novas possibilidades para o consumidor, por meio daquilo que você entregará com seu produto ou serviço.

Deseja saber mais sobre empreendedorismo e possibilidades de crescimento profissional? Acesse nosso conteúdo e fique bem informado sobre as novas possibilidades.

Entenda, também, como o seu conhecimento de inglês pode alavancar os seus projetos e fazer você conquistar novos mercados.

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